osteopatia

PREPARAÇÃO PARA O NASCIMENTO

 

A preparação para o nascimento e parentalidade representa um momento único na vida do casal e/ou núcleo familiar.

São muitas as mudanças que ocorrem a nível físico e psicológico. Cada semana trará consigo um novo desafio. Surgirão questões, medos, expetativas, dúvidas… Tudo isso será normal…!

Na Fisioseven temos profissionais competentes e especializados, disponíveis para acompanhar toda esta jornada, procurando esclarecer e guiar em tudo o que estiver a nosso alcance. 

As sessões de preparação para o nascimento têm como objetivo dotar a grávida e/ou casal de todas as estratégias possíveis para que a sensação de tranquilidade se faça sentir ao longo da gravidez, do parto e do puerpério. 

Pretende-se transmitir informação, esclarecer dúvidas (relativas a amamentação, estratégias de alívio ao longo da gravidez e durante o trabalho de parto, cuidados com o bebé, cuidados no puerpério, entre outras) e aumentar a auto-confiança, para que o maravilhoso percurso da gravidez e da parentalidade seja vivido de uma forma positiva e serena. 

O Fisioterapeuta com especialização em Uroginecologia pode também intervir ao nível do aconselhamento e ensino de exercícios e alongamentos seguros para realizar ao longo da gravidez; na preparação do períneo para o momento do parto, de modo a facilitar a passagem do bebé; no alívio de dor (a nível pélvico, grelha costal, membros e coluna vertebral); na prevenção da incontinência e outras disfunções pélvicas e posturais.  

A par do curso de Preparação para o Nascimento e Parentalidade, dispomos da possibilidade de um acompanhamento individualizado, ao longo da gravidez, no âmbito do Pilates Clínico, adaptado a esta etapa.

Recuperação Pós-parto

 

Recomendamos SEMPRE que seja avaliada por um Fisioterapeuta com especialização em Uroginecologia depois do seu parto. 

Os objetivos principais nos quais se baseia a intervenção da fisioterapia durante este período são:

  • Recuperar a postura global;
  • Recuperar a faixa abdominal;
  • Recuperar a linha alba, e por conseguinte a diástase abdominal;
  • Recuperar o períneo;
  • Recuperar a função sexual;
  • Prevenir disfunções no futuro. 

O foco é sempre no bem estar da mãe e do bebé, respeitando o ritmo de ambos, pelo que recomendamos que o programa de recuperação se inicie quando a amamentação está estabilizada e após avaliação por parte do médico obstetra. 

Ao longo do programa de pós-parto damos muita atenção aos padrões de activação muscular e a possíveis compensações musculares e posturais, para evitar que fiquem automáticas e promovam lesões. Até porque, a fase de pós-parto é mais propícia a lesões, não só pelas questões hormonais, uma vez que a hormona relaxina ainda está presente no organismo, mas também porque há cansaço, privação de sono e défice de activação muscular. 

As recentes mamãs devem ter especial atenção a:

  • perdas de urina;
  • sensação de peso na vagina/sensação de que algo está a cair pela vagina;
  • dor ao nível da coluna lombar, articulações sacro-ilíacas, pélvis;
  • proeminência da barriga, especialmente na região do baixo ventre. 

Para a acompanhar nesta etapa, dispomos da possibilidade de um acompanhamento individualizado, no âmbito do Pilates Clínico e/ou Ginástica Abdominal Hipopressiva.